sábado, 8 de setembro de 2012

Leitor informa sobre suspensão de campanha no Rio Grande do Norte

 

image

“Decisão que libera Gija para fazer campanha não vale para outros candidatos com registros indeferidos, diz TRE
A decisão do TSE, garantindo ao candidato a prefeito de Tangará, Gija, fazer campanha mesmo estando com registro de candidatura indeferido, não se aplica aos demais candidatos que, juridicamente, estão nas mesmas condições.
Segundo o procurador eleitoral do Ministério Público junto ao Tribunal Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Duarte da Rocha, a decisão do TRE, proibindo que os candidatos com registros indeferidos façam campanha, continua valendo.
E os juízes eleitorais das comarcas de todo o Estado, diante da decisão do TRE, amplamente divulgada, inclusive no site do Tribunal, deverão, mesmo sem serem provocados, tomar decisões nos municípios, proibindo a campanha dos candidatos nessa situação.
“Acho pouco provável que os juízes descumpram a decisão do TRE”, afirmou ao Blog, agora há pouco, o procurador eleitoral, afirmando que todos os candidatos com registros indeferidos que recorrerem ao TRE, o Pleno terá o mesmo entendimento que teve em relação ao candidato de Tangará.
Então, como o TRE acredita que os juízes eleitorais não irão descumprir a decisão do Pleno, as campanhas deverão ser suspensas e os candidatos deverão apelar para o TRE…receber a negativa…e apelar para o TSE, que dependendo do entendimento do relator, manterá ou não a suspensão da campanha.
Claro que o caso de Gija servirá como jurisprudência, mas não significa que a decisão será igual.
Para o procurador Paulo Sérgio Duarte, cabe aos juízes eleitorais suspenderem as campanhas e intimar os candidatos a apresentarem substitutos.
Caso os candidatos entendam que recorrer é preciso, farão longo caminho para o TRE, TSE…
Vale salientar que a suspensão das campanhas eleitorais para os candidatos com registros indeferidos, segundo o procurador do TRE, só vale depois do juiz se pronunciar.
Caso algum magistrado não o faça, o que é pouco provável, cabe às coligações adversárias provocá-los.”

Fonte: Página do Facebook

Nenhum comentário: