domingo, 22 de abril de 2012

Sobrecarga de trabalho na saúde será investigada em todo estado do RN, inclusive em Ouro Branco/RN

 

Autor do texto: Genildo da Silva Medeiros

image Objeto de discussão e cobrança  por parte do Vereador Genildo da Silva Medeiros (PDT) - o excesso de trabalho das cozinheiras do Hospital  Mãe Paula, dentre outros servidores, deverá ser investigado pelo Ministério Público do Trabalho. Referido órgão fiscalizador averiguará, sem sombra de dúvidas, o que estabelece os contratos dos profissionais, qual o grau do excesso de carga horária e  cruzará informações para saber, até que ponto, as jornadas contratadas estão sendo cumpridas.

Ressalte-se que no caso das cozinheiras do Hospital Mãe Paula, em Ouro Branco, há o descumprimento claro da carga horária de 40 horas semanais, expressamente registrada no edital do concurso e plano de cargo dos servidores municipais que antecedeu o concurso.

O MPT também vai investigar as condições de atendimento em hospitais públicos e privados. No Rio Grande do Norte, segundo o jornal Tribuna do Norte, “o Conselho Estadual de Saúde (CES/RN) denuncia que o desfalque que se verifica nas unidades hospitalares da rede estadual de saúde, principalmente, no interior do Estado, deve-se ao excesso de horas acumuladas pelo profissional gerado por múltiplos vínculos - alguns, inclusive, fora do Estado.”

Poderá atuar no trabalho de averiguação,além do Ministério Público do Trabalho, o Conselho Estadual de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde e Conselho Regional de Medicina, dentre outros órgãos fiscalizadores.

Na fiscalização em tela, além da averiguação da carga horária de trabalho, virá à tona, também, a desvalorização do piso salarial  de todas as categorias da saúde nos municípios, em todo estado.

“De ferro, só a ambulância”, já disssera o Blog Genildo Medeiros, quando do questionamento de sobrecarga de um servidor motorista da ambulância, em Ouro Branco/RN, conforme matéria postada no Blog Lenilson Azevedo, em 31 de dezembro de 2010.

Nenhum comentário: