terça-feira, 26 de julho de 2016

Lei dá o nome de Antônio Chicó à nova sede da Secretaria de Agricultura de Ouro Branco-RN

A prefeita de Ouro Branco-RN, Drª Fátima Silva, sancionou a Lei nº 881, que denomina o prédio sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais, de “Antônio José da Silva (Antônio Chicó)”. A proposta fora apresentada pelo vereador Genildo Medeiros (PDT).
Nova sede sa Secretaria Municipal de Agricultura de Ouro Branco-RN
O prédio, recém reformado para abrigar a pasta, fica localizado na Rua João Melquíades, esquina com o Mercado Público de Ouro Branco.
Secretaria de Agricultura Antônio José da Silva  (Antônio Chicó) 
Antônio Chicó foi, por décadas, locatário de um box comercial no Mercado Público. Era um daqueles estabelecimentos que vendia de quase tudo que se precisasse em casa.
De verdura a carne, de cereais a iguarias da culinária. Quase tudo mesmo.
Nos tempos em que se vendia farinha e feijão em grandes caixas de madeira, em que se pesava na hora a quantidade desejada pelo cliente…
Era conhecido também como “Mestre”.
São conhecidos relatos de pessoas que tiveram suas contas perdoadas por ele, riscadas do caderno onde anotava as contas, pois percebia que em razão da necessidade algumas pessoas não poderiam pagar…
Mas uma das maiores características de Antônio Chicó era o fato de ele acolher tanto em seu comércio quanto em sua casa, juntamente com a sua esposa Maria, também já falecida, aquelas pessoas que estariam às margens da sociedade, a exemplo de Cristina Doida, Aprígio Lobo, Mané Pei-Pou, Maria Bisquara, dentre tantos outros…
Na hora do almoço, a casa de Antônio e Maria era sempre cheia. Comida lá sempre foi feita em quantidade para dar para muita gente.
Constituiu grande família, fez caridade, cultivou muitas amizades, e marcou o seu nome na história de Ouro Branco.
Agora, o se nome se eterniza em m dos prédios do Governo Municipal, que por sinal fica bem próximo ao local onde funcionou o seu comércio.

Antônio Chicó - o homenageado


Fonte: Blog Lenilson Azevedo

Nenhum comentário: