sábado, 16 de abril de 2016

Vereador Genildo Medeiros inicia projeto de Museu Particular, aberto, gratuitamente, aos ouro-branquenses

Genildo Medeiros apresenta candeia a alunos visitantes 
O vereador Genildo Medeiros (PDT) mantém, em sua residência, diversos objetos antigos, alguns raros, que fizeram parte da nossa história local, e alguns que contam muito da história do povo sertanejo.
O museu particular recebe o nome de sua mãe, Geni Medeiros, de quem recebeu o primeiro objeto antigo, um baú.
Essa semana, alguns alunos da Escola Estadual Manoel Correia tiveram o privilégio de conferir e ouvir os relatos do próprio colecionador sobre cada peça, sua origem e significado, e sobre as pessoas a quem pertenceram as peças. Outras salas de aula já marcaram visitas.
Segundo Genildo, muitos dos objetos encontram registros no livro “Velhos Inventários do Seridó”, de Olavo de Medeiros Filho, como moedas, punhais, espada, dentre outros. Informações também acerca da heráldica (ciência que estuda a origem, evolução e significado dos emblemas blasônicos, assim como a descrição e a criação de brasões), com a exposição de diversos ferros de marcar gado.
Ao falar sobre a iniciativa, Genildo relatou que “idealizei o Museu Particular para mostrar a importância de conservarmos aquilo que faz parte da nossa história. Enquanto o município não receber verbas para a construção da sede do museu, continuaremos com esse trabalho. Mas quero frisar que, no momento em que se concretizar, tenho a maior satisfação de contribuir com o que já tenho para o Museu Público. Não tem como deixar de lado as ideias, as construções e exemplos do passado, que são a base do nosso conhecimento. O meu sonho é que nosso município tenha um museu, pois assim daremos a devida importância àqueles que, no passado, fizeram muito para que estivéssemos aqui”.
O vereador é autor da Lei que cria o museu de Ouro Branco, e a arrecadação de material e outras ações já podem ser iniciadas, para, enfim, ocorrer a sua implementação.
Fonte: Blog Lenilson Azevedo 


Nenhum comentário: