sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Vereador Renuncia à Presidência da Câmara


Por Lenilson Azevedo

Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (24), ele entregou carta de renúncia ao Primeiro Secretário.


Vereador Genildo Medeiros (PDT)
A sessão extraordinária desta quinta-feira (24) era para votar alguns projetos de lei, principalmente os relativos ao reajuste de salários de servidores, e dos membros do Executivo e do Legislativo. Mas o que mais chamou a atenção realmente foi a renúncia do vereador Genildo, 23 dias após sua posse.
Assim que conduziu os trabalhos da sessão, Genildo entregou a Carta de Renúncia ao Primeiro Secretário, o vereador Paulo Dantas (PT).
No texto, o edil alegou, inicialmente, questões de foro íntimo para justificar o ato que tomara, bem como a realização de “tratamento de saúde improrrogável e inadiável”.
O blog apurou que Genildo deverá se submeter a procedimento cirúrgico nos próximos dias. Por isso, afirmou: “… o cargo de Presidente do Poder Legislativo Municipal requer dedicação máxima e exclusiva, não sendo nobre, de minha parte, permanecer sem poder dar o máximo de desempenho, conforme normatizado e prometido”.
Genildo conversou conosco pouco tempo após a sessão. Confira os principais pontos de nossa conversa:

24 dias na Presidência

Estando à frente do Legislativo ourobranquense, busquei ao máximo seguir os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência: tomamos os devidos cuidados no tocante ao Nepotismo; tratamos de enviar todas as nossas publicações para o endereço eletrônico da FEMURN, e consequentemente em Diário Oficial; habilitamos um servidor diante do Tribunal de Contas para o Portal do Gestor; providenciamos os procedimentos para as prestações de contas da Casa dos meses de novembro e dezembro de 2012, que não foram feitas (…). Desde o dia que assumi, dei expediente na Câmara Municipal todos os dias, objetivando realizar um eficiente trabalho em prol do nosso Legislativo”.

O Mandato

Genildo nos relatou que continuará honrando seu mandato de representante do povo da mesma forma de antes: com trabalho, apresentação de projetos e fiscalização: “Desde 2009, exerço o cargo de vereador sem receber salário para isso.
Desde o dia 02 de janeiro, o vereador cumpria de modo integral seu expediente como chefe do Legislativo Municipal.

A Renúncia

Além dos motivos de tratamento de saúde, o vereador Genildo Medeiros (PDT) aludiu à dificuldade de se administrar a Câmara Municipal diante das dificuldades financeiras ora encontradas: “Presidindo a Câmara, esperava maior integração de todos os vereadores, pois é essencial o empenho de todo o colegiado. Me senti só em alguns momentos, pois não é simples prover tudo o que se apresenta para que se promova uma gestão efetiva e eficiente”.

Nova eleição para Presidente


Vereador Fábio Severiano (PSDB)
Como o cargo vacante é apenas o de Presidente, obedecendo o Regimento Interno, haverá eleição Suplementar apenas para referido cargo. Será na Primeira Sessão Ordinária, que deverá ocorrer quarta-feira, dia 20 de fevereiro.
Até que se realize a nova eleição, assume a presidência interinamente o vereador Fábio Severiano (PSDB).

Apoio ao Governo da Dra Fátima

A decisão pela renúncia da Presidência da Câmara por parte de Genildo Medeiros (PDT) não afeta seu posicionamento quanto à política local: “estarei à disposição do colega que assumir a Casa. Darei todo o meu apoio, nos momentos que antecedem meu tratamento de saúde, e posteriormente, quando tudo estiver normalizado (…). Importante ressaltar também que continuarei na Base de Apoio do Governo da Dra Fátima, dando todo o meu apoio, e lutando por melhorias para a nossa população”.

Agradecimentos

Genildo finalizou a nossa conversa agradecendo a todas aquelas pessoas que estiveram dando seu apoio durante sua gestão à frente do Legislativo Municipal. E antes disso aos eleitores que acreditaram em seu trabalho, e lhe confiaram seus votos. Agradeceu também aos vereadores que o elegeram Presidente.
A eleição de Genildo foi tranqüila. Os seis vereadores da base de sustentação do Governo Municipal votaram a seu favor. O vereador Rogério Lucena (PTB), mesmo estando na oposição, também disse sim a Genildo. Turica (PR) votou não e Junior Nogueira (PMDB) se absteve de votar.

Nenhum comentário: