sexta-feira, 6 de julho de 2012

Presidenta do CMS de Ouro Branco emite nota à comunidade sobre o recebimento dos equipamentos doados pelo Ministério da Saúde

 

Representante do Ministério da Saúde; Presidente do CMS (Luciana Azevedo) e secretário do CMS (Luciano)
Caríssima comunidade de Ouro Branco, apesar das dificuldades, o Conselho Municipal de Saúde - CMS vem desenvolvendo um serviço de qualidade e uma fiscalização com coerência e responsabilidade. Assim, como não poderia ser diferente, quando se pratica a teoria, o resultado não pode ser alterado, ou seja, nosso CMS, além de está sendo referência de êxitos e funcionamento paramentado nas Leis do SUS, está sendo recompensado, materialmente.

            Hoje, recebemos do Ministério da Saúde, pelo Programa de Inclusão Digital –PID, uma TV 32 polegadas + antena com canais especiais. A entrega ocorreu no Núcleo do Ministério da Saúde em Natal, como consta nas imagens. Vale informar que esta conquista foi o início de outras, pois de acordo com o cronograma do PID os CMS que forem atendendo o que preconiza o SUS e o que rege as Leis pertinentes, serão beneficiados com outros equipamentos digitais, para uso exclusivo dos conselheiros. Isto significa que O ministério da Saúde continuará investindo no controle social efetivo, e diga-se de passagem o CMS de Ouro Branco tem sido exemplo de compromisso com uma gestão pública participativa e coerente, em prol da aplicação justa e eficiente dos recursos públicos. Estes equipamentos são o início de muitas outras conquistas que nosso CMS está apto a ser contemplado, é mérito de todos os conselheiros que independente de partidarismo têm atuado com ética e compromisso com o controle social da saúde. Que Deus nos conceda a perseverança da luta pela justiça social.

            Portanto é com muita satisfação a que venho partilhar com nossa comunidade essa conquista laboriosa. Também merece registro a participação do conselheiro Carlos Alberto, na Plenária Nacional de Conselheiros de Saúde, que ocorrerá nos dias 09 e 10 deste mês, sendo que a delegação do Rio Grande do Norte seguirá viagem, amanhã (06/07).

Vale salientar que foram eleitos, como manda a Lei, quatro representantes: Maiara Patrícia (Gestão), Carlos Alberto (Saúde), Railda Crua (Manairama FM/usuária/SUS) e Luciana Azevedo (Pastoral da Criança/usuária/SUS). Entretanto por falta de recursos, justificado pela secretaria de saúde, não seria possível que estes delegados participassem da XVII Plenária Nacional de Conselhos de Saúde. Porém a presidência deste CMS, após buscar orientação com representantes do Conselho Estadual de Saúde e representantes do Ministério Público, articulou a participação de pelo menos um conselheiro para este evento que é de suma importância, uma vez que é um momento em que os municípios têm a oportunidade de estar diretamente em debate/informação com o Ministro da Saúde e outros representantes do SUS à nível nacional.

Desta forma, esperamos que o desapontamento de não ter sido “possível” a participação de todos os quatro eleitos, seja superado pelos conhecimentos que independe de nossa presença lá em Brasília, faremos todo o esforço para estarmos buscando via Conselho Estadual de Saúde.

Portanto compartilhamos com nossa comunidade nossas alegria/conquistas, mas também um pouco das dificuldades eu enfrentamos para estar lutando por inegralidade e equidade neste SUS que é o melhor plano de saúde do mundo, mas que ainda precisa ser entendido e levado a sério por muitos. E é com este espírito e engajamento na militância de um SUS público e qualidade, que chamamos a todos: participemos da construção de um SUS que seja na prática o que traz a teoria, que seja a preservação da saúde e não a cura em busca desta, que seja pública de fato, que seja justa, que seja saudável, para todos e assim possamos gritar: “a saúde está difundida pela terra, para todas as pessoas” que a dignidades e a solidariedade sejam as principais leis para que isto aconteça.

Agradeço e espaço, consideração e confiança em nosso serviço voluntário no CMS, e os convido para participar de nossas reuniões que acontecem nas últimas segundas-feiras de cada mês ao lado do cartório.

O secretário executivo do CMS – protocolando a entrega

José Luciano

Representante do Ministério da Saúde; Presidente do CMS (Luciana Azevedo) e secretário do CMS (Luciano)

Os equipamentos já na sede do CMS – Ouro Branco

Os equipamentos já na sede do CMS – Ouro Branco

Nenhum comentário: