quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Blogs de Ouro Branco/RN repercutem aprovação de Projeto de Resolução proposta pelo Vereador Genildo Medeiros

  Título da matéria: Câmara de Ouro Branco cria premiações para homenagear pessoas e instituições no município (Por Marcos Costa - Priorado News)
Vereadores de Ouro Branco aprovaram por unanimidade o Projeto de Resolução Nº 002/2014, de autoria do edil Genildo Medeiros (PDT), que cria o Troféu “Luiz Basiliso”, a Comenda Deputado “João Guimarães”, a Medalha de Honra ao Mérito “Vereador João José de Sousa” e o Diploma de Cidadão Benemérito “Dr. Francisco Lucena de Araújo Filho”. 
O Troféu “Luiz Basiliso” será conferido a pessoas físicas ou jurídicas, instituições da sociedade civil sem fins lucrativos que, em um período mínimo de 05 (cinco) anos, tenham-se destacado, publicamente, e contribuído para o desenvolvimento social e econômico do Município de Ouro Branco/RN.
A Comenda Deputado “João Guimarães” será conferida a pessoas físicas ou jurídicas, instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, que tenham se destacado, notoriamente, em qualquer campo da atividade humana, a exemplo da luta pela emancipação política de toda sociedade, liberdade de expressão, progresso intelectual da coletividade, enfim, toda ação e luta em prol da liberdade do homem;
A Medalha de Honra ao Mérito “Vereador João José de Sousa será destinada a pessoas físicas ou jurídicas, instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, que, por suas ações, tenham-se destacado, meritoriamente, diante da sociedade ourobranquense, no âmbito da educação, cultura, ética e cidadania.
Para o Diploma de Cidadão Benemérito “Dr. Francisco Lucena de Araújo Filho” , será conferido a pessoas físicas ou jurídicas, instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, que por suas ações tenham contribuído para saúde plena, combate à miséria, dignidade da pessoa humana, enfim, tenham se destacado pela ação em benefício do próximo, especificamente pela continuidade da vida.
 Um pouco sobre as personalidades que dão nome às premiações
 
Luiz Basilisso (in memorian), conhecido como “curandeiro”, muito popular no então povoado, deu início às movimentações pela emancipação política de Ouro Branco, para conseguir a independência em relação a Jardim do Seridó. 
Deputado João Guimarães (in memorian) foi o parlamentar que apresentou o projeto de emancipação política de Ouro Branco. Apesar das resistências na Assembleia legislativa, o projeto de Lei nº 907, de 21 de Novembro de 1953, foi aprovado.
João José de Sousa (João Cocó) militou na política do município sem contrair inimigos, enquanto vereador sempre foi bem visto por adversários e correligionários. Também teve papel importante na Igreja Católica, onde foi tesoureiro paroquial. Na educação foi diretor da antiga escola CNEC.
http://marcosdantas.com/sites/marcosdantas.com/files/imagecache/gigante/imagens/3/dr.araujo.jpeg
O médico Francisco Lucena de Araújo (Dr Araújo) dá nome ao diploma de Cidadão Benemérito. Dr Araújo foi prefeito por dois mandatos, uma vez vereador e atualmente é vice-prefeito de Ouro Branco. Na área da saúde é quase unanimidade, onde vem atuando de forma voluntária para os conterrâneos ourobranquenses.

 

Nenhum comentário: