terça-feira, 17 de julho de 2012

MP e partidos pedem impugnação de candidatos em Ouro Branco

 

Terminou às 19h da última sexta-feira (13), o prazo para promotores, partidos e coligações protocolarem os pedidos de impugnação de candidatos no Cartório Eleitoral. Os nomes foram disponibilizados no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entre a tarde e início da noite de ontem e, ao todo, 4 candidatos aguardam julgamento do pedido de inelegibilidade em Ouro Branco/RN.

Entre os pedidos de impugnações está o nome do ex-prefeito, José Batista de Lucena (PR), em decorrência do seu nome aparecer na lista dos gestores com contas reprovadas pelo TCU. Seu vice, Ediwilson Araújo (PTB), também teve pedido protocolado. O motivo seria de seu nome constar entre os gestores com contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

Além do candidato a prefeito e do vice da coligação ” Ouro Branco Livre e Consciente”, dois vereadores desta mesma coligação também tiveram protocolados pedidos de impugnação de suas candidaturas.

O Vereador Júnior Nogueira (PMDB) teve um pedido de impugnação protocolado devido o mesmo não ter desincompatibilizado no prazo previsto pela Justiça eleitoral, ou seja, não se afastou do seu cargo no serviço público.

Outro vereador que teve o pedido de impugnação protocolado foi o vereador Phierce Muller (PTB), que estaria com sua quitação eleitoral irregular, mas de todos os pedidos feitos dos candidatos de Ouro Branco este seria o menos grave.

JULGAMENTO

Entre os itens que podem levar a impugnação estão: falta de documentos necessários ao registro de candidatura, não descompatibilização de cargo público e condenação tramitada julgada.

Passado o período para pedido de impugnação, agora começa a valer o prazo de análise destas solicitações e dos registros dos candidatos pelo juiz eleitoral. O prazo para a avaliação do juiz termina no dia 5 de agosto. A partir do dia 13 o candidato tem o prazo de sete dias para protocolar defesa.

Promotora acumula Ministério Público de Jardim do Seridó, Acari, Carnaúba dos Dantas e Ouro Branco

A promotora Liv Augusto Ferreira Severo Queiroz terá muito trabalho nas eleições deste ano. Além de atuar em Jardim do Seridó e Acari, a representante do Ministério Público Eleitoral também responderá pelos termos judiciais dessas duas comarcas: Carnaúba dos Dantas e Ouro Branco.

Dessas quatro cidades, a que até o momento vem sendo mais tranquila é Carnaúba dos Dantas. As eleições em Jardim do Seridó e Acari sempre muito disputadas e este ano em Ouro Branco, o acirramento político, notícias de insultos e disputas com fogos, vem chamando a atenção.

Fonte: Priorado News

Nenhum comentário: