segunda-feira, 25 de junho de 2012

A associação de Criadores de Abelhas de Ouro Branco e seu belo trabalho

 

Caros leitores, hoje reservei esse espaço informativo para publicar sobre um belo trabalho que vem sendo desenvolvido em nossa cidade, por alguns de nossos conterrâneos.

Trata-se da criação de abelhas meliponeáceas, ou seja, abelhas que não têm ferrão. A criação das abelhas melíponas em Ouro Branco se dá em torno da Jandaíra (Melípona subnitida). Trata-se de um belo trabalho desenvolvido pela ASCAOB (Associação de Criadores de Abelhas de Ouro Branco), pois, além da procriação dessas abelhas, já raras em nosso sertão, o trabalho desses criadores enriquece nossa fauna, visto que a Jandaíra é nativa e exclusiva do Nordeste brasileiro.

Este que vos fala teve a oportunidade de acompanhar uma etapa de implantação de criatórios de Jandaíras na residência de um dos associados, Genildo Medeiros. O tronco de Imburana, onde se encontravam as abelhas que estão sendo criadas na casa do Associado, fora retirado de uma área em iminente perigo de desmatamento, e com certeza, se não tivesse sido resgatado, seria uma colônia a menos em nossa região.

Após um período de adaptação das abelhas no tronco, elas foram removidas para criadouros e agora procriarão e o belo trabalho terá continuidade.

Um pouco sobre a Jandaíra

A abelha Jandaíra (Melípona subnitida) é um tipo de abelha sem ferrão (meliponeácea) nativa do Nordeste brasileiro, particularmente do semi-árido. Esse tipo de abelha se desenvolve principalmente no interior de árvores nativas da região, e trata-se de um tipo de abelha que possui pouca mobilidade, ou seja, a Jandaíra dificilmente forma enxames de migração.

Trata-se de um tipo de abelha muito frágil e acessível aos predadores, visto que trata-se de um tipo de abelha sem ferrão. 

Nos últimos tempos, a Jandaíra é preferida entre os apicultores, justamente por sua facilidade de adaptação, fácil manuseio e facilidade reprodutiva.

Quero mais uma vez, ressaltar a importância do trabalho da associação no sentido da preservação da espécie rara e do respeito à natureza. É importante tal preservação para permitir que gerações futuras não conheçam as peculiaridades de nosso sertão apenas nas histórias. Parabéns à ASCAOB.

Segue abaixo algumas fotos retiradas pelo blog na oportunidade da implantação dos criadouros:

Criadouro com discos de reprodução da Jandaíra

Abelhas reconhecendo o novo "lar".

"Galego", integrante da Associação e responsável pela mudança das abelhas.

Retirada cuidadosa da casca para extração de mel.

Fonte: Blog Crítica de Ouro

Nenhum comentário: