quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dia do Trabalho. Podemos comemorar?

Por Genildo da Silva Medeiros

Garis em alegre trabalham em condiÁıes prec·rias - Editoria: Cidades AG - Foto: Luciano Moulin/Leitor

Falta de equipamentos de proteção individual também é uma realidade, em Ouro Branco/RN – Imagem ilustrativa da internet

Na data de ontem, na tribuna da Câmara de Vereadores,o Vereador Genildo da Silva Medeiros (PDT) pronunciou-se sobre o Dia do Trabalhador, lembrado em todo país no dia 1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho.

Dia do trabalhador: Comemorar conquistas e lutar pelo desenvolvimento humano – defende o vereador.

Segundo o pronunciamento do Vereador Genildo Medeiros (PDT), “não se pode negar que as condições de vida dos trabalhadores brasileiros têm melhorado, sensivelmente” Por outro lado - registrou o parlamentar ourobranquense - “embora seja necessária a comemoração, ainda há muito o que conquistar, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento humano, que deve ser colocado na ordem do dia.

“A gente não quer só comida, a gente quer bebida diversão e arte”

Citando riquíssima frase de Arnaldo Antunes e Sérgio Brito – do conjunto musical Titãs, enfatizou o vereador pedetista que a busca pelo desenvolvimento humano se dá pela transformação na educação, na saúde, na segurança e, também,  por uma política de acesso aos diversos tipos de manifestação cultural no país e no município.

Ressaltou o vereador, em seu discurso, que apesar de vivermos num país, onde a economia é a sexta maior do mundo, ainda não temos educação de qualidade, tampouco respeito aos profissionais da educação e da saúde, razão pela qual os motivos para comemorar ainda são tímidos.

Salário injusto, desrespeito ao plano de carreira dos profissionais, escolas sucateadas, sem bibliotecas, bibliotecas sem livros, sem laboratório de informática, sem internet, profissionais da saúde sem condições de atender pacientes com remédios básicos, garis sem equipamentos de proteção individual, enfim, uma relação de fatos que vão de encontro e  que não “auxilia no desenvolvimento humano” – registrou o vereador Genildo Medeiros.   

Acredita o vereador que só uma transformação na educação – o que se dá com investimento em educação e cultura - mudará a médio e longo prazo a realidade de muitos de nossos jovens e a cara de nossas cidades. A segurança, a preservação do meio ambiente, enfim, a qualidade de vida, sofrerá mudanças a partir das escolhas feitas pela população, de forma  consciente, mais preparada para melhores escolhas, mais consciente de seus direitos - apta a cobrar o cumprimento do real trabalho de seus representantes. Só assim, registrou o parlamentar - “a cidadania será valorizada, o ser humano será tido e visto em novo patamar, construindo assim, uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

"O trabalho é a melhor e a pior das coisas: a melhor, se for livre; a pior, se for escravo."  - Émile-Auguste Chartier -

Finalizando seu pronunciamento acerca do Dia do Trabalho, questionou o  vereador: “O trabalho dignifica o Homem”, como diziam nossos pais e avós:?  Acredito que sim, mas com uma ressalva: o trabalho dignificará o homem, se ele próprio for dígno e a dignidade da pessoa humana não lhe for negada, dignidade esta tão apregoada pela constituição pátria. Quando houver respeito a todos os direitos dos trabalhadores, os já conquistados e os muitos que ainda precisam ser pensados, discutidos, almejados e incorporados ao dia-a-dia é que teremos um Dia do Trabalhador comemorável.

Nenhum comentário: